Parte 1

Chovia, mas isso não era nenhuma novidade para Oliver. Era de conhecimento geral que sua cidade era classificada como a terceira capital em que mais chovia no mundo. Tinha consciência de que simplesmente era assim e não havia o porquê se irritar. Seria um desperdício de energia, algo que, no momento, Oliver não possuía o privilégio de desperdiçar levianamente. Estava a caminho de realizar um reste que decidiria seu futuro - pelo menos era o que seus pais alegavam.

A prova de Conhecimentos Gerais e Específicos Padrão de sua cidade e região, conhecida como CGP traria para todo aluno que completasse os 12 anos de Ensino Padrão uma classificação em forma de pontos, sendo distribuídos entre 20 perguntas de matemática, 20 de língua nativa, física, geografia, química, anatomia humana e outras 20 sobre a fauna e flora local. Dez perguntas sobre política local e mais dez de política global, além de duas redações distintas; a primeira em língua nativa e mais uma em idioma de sua escolha. A nota máxima de 380 pontos garantiria vaga em qualquer universidade do país. Os padrões estabelecidos pelas universidades também garantiam bolsa de estudos de porcentagem variada com a pontuação além do mínimo exigido. 

O bafão do zarco lotado com as janelas fechadas por conta da chuva pouco incomodava Oliver. Sua verdadeira preocupação estava em qual rumo tomar, uma vez que obtivesse seu resultado e o leque de possibilidades se abrisse. Eu gosto de computação - pensava com seu zíper, uma vez que o moletom não possuía botões. Mas será que o suficiente para estudar só isso? Todos pensam que eu deveria fazer Educação Física. Mas não. Eu entendo o preconceito e até abraço a causa um pouco, receio afirmar. Sei que posso mais - conclui, ignorando o xxxxx que o curso traz. Direito não tem nada a ver comigo, dizem que vai me limitar muito, mas a pesquisa e as leituras parecem tão interessantes! Não tenho certeza do que gosto mais. Nem ao menos sei se quero me graduar - antes mesmo que o empurra-empurra para descer do zarco começasse, sua mente já devaneava sobre outras coisas.

A rua lotada de carros trazendo os concorrentes afunilava para a entrada da universidade onde seria realizado o CGP deste ano. Na entrada para pedestres, sob grandes sombrinhas, pequenas jovens entregavam panfletos das universidades menos conhecidas ou então cursos novos. Era possível ver estampado em seus rostos o desânimo em encarar a chuva no sábado de manhã apenas para receber um curto dinheirinho para sair mais tarde. Claro que Oliver não julgou. Todo trabalho honesto é digno. Mas nada que veio parar eu suas mãos chamou-lhe a atenção. Foi quando alguém berrou: "Socorro!!"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails